Você realmente conhece o seu público alvo?

público alvo

Vamos fingir que você me contratou como um estrategista para sua campanha. Só preciso de duas coisas para começar a disparar a sua taxa de conversão.

  1. Você me fornece uma compreensão completa do seu produto ou serviço.
  2. Uma compreensão completa do seu público alvo.

Ao longo dos anos, descobri que praticamente todos os negócios bem sucedidos o suficiente que querem começar uma campanha de vendas online possui apenas o primeiro item.

Eles vivem, respiram seus negócios. Entendem perfeitamente e tudo minuciosamente seu produto ou serviço pode fazer e oferecer.

E realmente, não é uma surpresa para mim. Se você não entende o seu próprio produto, você terá um grande problema pela frente.

Mas o que me surpreende é que pouca empresas conhecem realmente o seu público alvo e principalmente criar uma oferta.

Se você não sabe para quem realmente você precisa vender, sua campanha não trará um retorno significativo.

Então vamos voltar a fingir que estamos trabalhando juntos.

Vou te dar meu questionário e gostaria da sua sinceridade e me dizer quantas perguntas você pôde responder sobre o seu público alvo?

Então vamos lá!

1. Quem realmente é o seu cliente?

Você terá de começar por algum lado para saber de fato quem é o seu cliente. Existem 3 dados que você precisa saber logo de imediato do seu público alvo.

  1. Sexo
  2. Idade
  3. Local

É totalmente comum uma empresa anunciar para tudo e todos, mas se não define quem realmente vai comprar da sua empresa, você estará jogando dinheiro fora.

É preciso definir um caminho mais estreito com seu “público alvo” para que você possa atingir diretamente a eles.

Você realmente não pode lançar sua campanha para um público geral, se quem usa o seu produto em torno de 10 a 40 anos e são homens você simplesmente tem de saber sobre esses dados.

E claro, seu perfil de cliente não se limita a perfis demográficos. Poderia ser proprietário de empresas de industria de tecnologia entre 1 milhão de reais em receitas anuais.

Um perfil de sucesso do cliente ideal precisa apenas identificar um grande grupo de pessoas com algo importante em comum e estruturar a sua mensagem para atingir ao seu cliente.

2. Quais são os problemas ou pontos de dores mais comuns do seu público alvo?

Esta pode ser a pergunta mais importante que você terá de responder sobre o seu cliente. Quais os problemas e desafios que eles estão enfrentando? O que está causando dor ao seu cliente?

Vender para alguém que precisa desesperadamente de uma solução se torna mais fácil. Quando você entende os pontos de dor e problemas que estão diante de seus clientes, fica mais fácil de comercializar a sua solução.

O erro que eu vejo em muitas empresas é fazer aqui uma tentativa de criar um problema ao invés de encontrar um problema já existente.

Por exemplo, imagine uma pessoa que está estudando para passar em um concurso e precisa de alguém especializado em redação.

Vamos pensar um pouco: Quais as dificuldades dessa pessoa em escrever uma redação para passar em um concurso?

Agora, vamos imaginar que ela tem dificuldade na estruturação da mensagem.

Pronto. É a partir deste ponto que você estruturará a sua campanha para matar essa dor, esse problema.

S voce não consegue encontrar uma maneira em que seu cliente precisa de seu produto, basta criar uma necessidade e convencê-lo que ele tem um problema que precisa ser resolvido.

Se seu produto é bom, ele é projetado para resolver um problema comum compartilhado por seu público alvo.

Seu objetivo é entender que existe um problema ao invés de tentar criar novos problemas ou tentar fazer o seu produto relevante para o público menos problemático possível.

3. O que seu publico alvo realmente quer?

Se você conseguiu responder a todas as questões acima, agora você tem um conjunto de problemas que seu cliente deseja resolver com o seu produto ou serviço.

Quando se trata de compreender esses problemas, no entanto, existem dois níveis de consciência que precisamos ter.

Precisamos entender os problemas básicos, imediatos que precisam ser resolvidos.

Também precisamos entender porque e o que impulsiona o comportamento – o que realmente é desejado.

Você precisa do “O porquê” que motiva o seu cliente para uma ação e mostrar a solução.

Isto mostra quão é importante entender seu público alvo.

Se eu entender o que realmente querem os meus clientes, eu posso planejar uma estratégia baseada na realização de seus desejos. E isso, meu amigo, vai fazer sua oferta ser muito mais difícil de ser ignorada.

Conclusão:

É difícil acertar um alvo inexistente.

Se você quer vender seu produto ou serviço para alguém, você precisa entender quem eles são, os problemas que estão enfrentando e o que eles realmente querem.

Se você conhece bem o seu público certo, a otimização para conversões será bem mais fácil.

Você pode encontrar uma proposta de valor atraente.

Você pode jogar com seus botões de CTA e muito mais. Mas até que você saiba quem realmente é o seu público alvo, você não poderá fazer nada disso.

Se você não tiver, tome tempo para pensar mais sobre estas 3 perguntas e em seguida, usa-las para otimizar sua campanha de vendas.

Se você está com dificuldade para criar a sua oferta e deseja ter um auxilio para que eu e minha equipe planeje uma campanha de sucesso para o seu negócio.

Bastar entrar em contato comigo e marcarmos uma reunião para planejar sua campanha.

Grande abraço.

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Paulo Victor é Consultor de Negócios e Palestrante em Marketing Digital onde ajuda empresas a aumentarem seus lucros através da Internet. Fundador do site www.paulov.com.br.