5 Passos para Aumentar suas Vendas Através do Email Marketing

O Email Marketing é uma das ferramentas mais poderosas e baratas de se alcançar um resultado desejado, se usado de forma correta.

Quando implementado de forma correta uma estratégia de email marketing pode otimizar suas vendas para um público potencial e transforma-los em clientes fiéis para o seu negócio.

Vejo constantemente uma empresa se destruindo na web por utilizar essa ferramenta em forma de “SPAM”, usando de forma errônea e ineficaz.

Todos nós sabemos que é preciso ter uma base de clientes (emails) para que possamos nos comunicar sem precisar um gasto enorme de links patrocinados, já que conseguimos atrair um público qualificado.

O truque é saber como e quando se comunicar com seus contatos, e então seu marketing trabalhe em seu favor, ganhando mais pistas e aberturas nas linhas de comunicações entre Você e o seu público-alvo.

O que você verá neste artigo:

O que irei te mostrar agora é o básico de como você poderá montar um plano de email marketing e começar ainda hoje a aplicar a sua empresa essas estratégias simples e eficaz para o seu publico-alvo.

O que você verá:

  • Como construir e segmentar uma lista de emails para obter os melhores resultados;
  • Montar um conteúdo estratégico e ofertas para aumentarem sua taxa de abertura;
  • Medir o seu sucesso de email marketing;
  • Aproveitar o seu conteúdo de email para vários canais de marketing.

Se você possui uma empresa e tem dificuldade em manter um engajamento com seu público e mais ainda em vender seu produto ou serviço, esse conteúdo será de grande valia.

Porque o e-mail precisa fazer parte do seu mix de negócios?

Uma pesquisa realizada em 2015 mostra que:

  1. 90% das empresas investem em ações de e-mail marketing
  2. Grande parte dos usuários possui e-mail
  3. Internautas usam mais e-mail do que redes sociais para os negócios
  4. 33% abrem o e-mail baseado no assunto
  5. Melhor taxa de conversão de vendas
  6. Consumidores compram mais quando recebem newsletters

Sua empresa pode estar perdendo clientes se não trabalhar de forma eficiente nesta ferramenta.

Primeiro Passo: Definir seus objetivos

Antes de você criar uma campanha de email marketing que entregue um resultado real, é preciso definir seus objetivos.

Tentar arriscar algo sem antes definir seus objetivos, poderá queimar sua lista antes mesmo de ter uma oportunidade de conquista-los.

Com uma estratégia de email marketing certa, você pode alcançar uma variedade de objetivos.

O primeiro passo a definir é:

  • Você vai querer mais pistas sobre o seu público?
  • Você quer apenas informar o seu público ou educa-lo?
  • Você quer renovar um relacionamento com os clientes atuais?
  • Você quer introduzir uma oferta existente ou apenas reforçar a sua marca e reputação?

Qualquer um desses objetivos podem ser bem utilizado se você estiver com o seu objetivo definido.

Quando você tem o seu principal objetivo definido, poderá facilmente escolher um mensagem que cairá melhor segundo o seu objetivo definido.

Segundo passo: Gerencie sua lista de email

Colocar detalhes como Nome, Endereço de Email, Titulo, Tipo de Nicho são apenas alguns itens importantes para você segmentar sua lista.

Como criar uma forte lista de contatos

A organização do banco de dados de sua lista é o seu recurso de marketing mais importante. Um banco de dados atualizado frequentemente, bem gerenciado e limpo vale ouro no email marketing.

Afinal, saber construir uma lista de contatos de email marketing que seja poderoso para o seu negócio e ter um engajamento forte com o assunto certo será com certeza mais eficiente.

Comprar uma lista de contatos é o ideal?

Spam Email MarketingSem saber de onde veio a lista e de qual segmento ou provedor, a resposta mais comum que um especialista em marketing digital é: NÃO!!!

Adquirir uma lista de email pode ser prejudicial ao seu negócio, pois além de ter uma possibilidade enorme de queimar a sua marca, te transformando em uma empresa que só sabe fazer Spam, porque você não saberá da real validade de sua lista.

Se você compra uma lista de uma empresa sem saber como os emails foram coletados ou realizar algum tipo de optin você estará assumindo um risco.

Pior ainda é que seus emails serão provavelmente marcados como spam e ainda sua empresa poderia ser identificada como um spammer para envios de emails não solicitados.

Terceiro passo: Conteúdo convincente e ofertas.

Fazerem as pessoas a lerem o seu email não é tão complicado como você pensa.

O que tem de ser feito é fornecer um conteúdo forte combinado que oferece beneficiar o seu contato com o que ele realmente deseja diante ao seu negócio.

O segredo é do email marketing bem sucedido é fornecer aos seus leitores com conhecimento e insights e então ensina-los a aplicar todas as informações que você compartilhou com eles.

Como você pode criar um conteúdo poderoso?

O que o seu produto/serviço poderia beneficiar seus potenciais clientes? Você tem alguma pesquisa e informações sobre os seus clientes sobre as tendencias de compra ou temas relacionado a sua empresa? Quais as experiencias você tem que poderiam facilmente serem aproveitados em forma de conteúdo?

Existem várias maneiras para se montar um conteúdo a partir de suas experiencias, conhecimentos sobre o seu mercado, práticas de negócios e empacota-los em um material valioso.

Exemplos que você pode fazer com o seu conhecimento:

  • Estudos de casos
  • Vistorias
  • Infográficos
  • Webnarios
  • Ebooks…

Um download gratuito de um ebook, um convite para um webinar onde poderá facilmente discutir tendencias de seu mercado ou um caso de estudo de sucesso poderá fazer com possa ter um cliente fiel.

Quarto passo: As boas práticas do email marketing.

O sucesso do seu email marketing será a sua capacidade de se ter boas práticas na hora de se enviar um email.

Existem vários tipos diferentes para evitar que seu email caia na caixa de spam e a correção mais rápida é preciso passar um “verificador de spam” em seu email antes de enviar.

Faça uma busca rápida no Google e você verá uma lista de verificadores online.

Lembre-se de evitar:

  • Linhas de assunto suspeitos: palavras em maiusculas, pontuação, mais de 55 caracteres…
  • Código HTML desarrumado e anexos grandes.
  • Palavras e frases que acionam filtros de spam: “Agir agora”, “Grátis”, “Novo” e “Crédito”
  • Uma relação desigual de palavras com as imagens.
  • Softwares baratos que geralmente são usados por Spammers.

Usar o CAN-SPAM ACT é uma outra maneira simples para certificar que seu email não será bloqueado por filtros de spam.

Quinto passo: Escolha um provedor de email marketing profissional.

Existem vários prestadores de serviços de email que oferecem um completo conjuntos de ferramentas para enviar seus emails de forma profissional e com uma alta taxa de entrega.

Desde upload de lista para um melhor rastreamento de respostas, um provedor de serviços de email credivel auxilia com todos os detalhes para garantir que seu email marketing seja um sucesso.

Há uma variação enorme no mercado de ferramentas de email marketing no mercado, mas o mais cabivel é que atenda melhor as suas necessidades.

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Paulo Victor é Consultor de Negócios e Palestrante em Marketing Digital onde ajuda empresas a aumentarem seus lucros através da Internet. Fundador do site www.paulov.com.br.