Plano de Marketing Digital: Sua Empresa sabe fazer?

Sabemos que a internet tem sido uma grande aliada as empresas a aumentarem suas vendas e também o marketing online.

Neste artigo você verá o que realmente um plano bem elaborado de marketing digital, estratégias são de extrema importância para as pequenas e médias empresas e que ajudam a aumentarem suas vendas na internet.

Plano de Marketing Digital: Como criar um planejamento estratégico.

O Marketing on-line, também conhecido como Internet Marketing ou Marketing Digital, envolve a utilização da Internet para promover um negócio.

O objetivo do marketing on-line é divulgar  produtos ou serviços através da Internet para empresas.

Internet marketing engloba uma variedade de diferentes estratégias, incluindo search engine optimization (SEO), campanhas de publicidade, gestão de mídias sociais, marketing de conteúdo.

A maioria das empresas hoje usam pelo menos uma dessas estratégias para se promover.

O que vou te mostrar agora são, de forma resumida, um plano de marketing digital para que você entenda o que pode ser de útil para sua empresa.

Marketing digital é diferente do marketing tradicional, em que envolve o uso de canais e métodos que permitem que uma organização de campanhas de marketing onde se analisa o que realmente funciona e compreender suas estratégicas e tudo isso em tempo real.

Plano de marketing digital: Definir metas de vendas

Como na sua empresa física, no ambiente digital precisa definir metas de vendas para ter uma base do seu progresso em suas estratégias de vendas.

Paulo, como posso definir essas metas?

As vezes pode até parecer simples mas, muitos de meus clientes não tem uma noção de como definir isso já que não possui uma estratégia que tenha resultados.

O que não pode haver é a empresa vender 20 produtos mensais e colocar 2 mil produtos como metas, já que é um número bastante alto do que da realidade.

A empresa ainda não sabe como seus clientes se comporta na internet, por isso, tem que haver muita cautela na hora de definir essas metas.

Algumas perguntas devem ser respondidas para iniciar esse planejamento:

  • Como posso melhorar minhas estratégias online?
  • Quantos clientes quero ter até X dia?
  • Quantos produtos quero vender até tal dia?
  • Sou encontrado na internet?
  • Qual a minha autoridade?

Essas são algumas das perguntas básicas que devem ser respondidas antes de começar a planejar a sua estratégia.

 

Plano de marketing digital: Definir seu público alvo do projeto da sua empresa.

Aqui é onde você irá identificar a persona, ou seja, público alvo de sua empresa e irá criar um personagem das pessoas que voce quer atingir.

Vamos lá:

  • Quais os seus objetivos?
  • Quem é o seu público alvo?
  • São homens ou mulheres?
  • Qual a Média de idades?
  • Quantos são?
  • Quem são?
  •  Qual a audiência esperada?
  • Quanto investir?
  • Onde?
  • Que resultados esperar?
  • Como mensurar?

Saiba que isso é muito importante para conhecer o seu potencial cliente na qual você terá como base para suas ações de marketing dentro da empresa.

É preciso impactar seus clientes, engajar com a audiência desejada.

Plano de marketing digital: Planejamento estratégico de marketing online.

O seu plano de marketing digital deve dar atenção a alguns elementos que iremos abordar para você ter um plano, uma estratégia mais eficiente.

Lembre-se: Quanto mais você conhecer o seu público, mais poderá usar a linguagem que eles apreciam.

Existem muitas maneiras de chegar até o seu público.

SITE DA SUA EMPRESA

Aqui será a sua vitrine para sua vendas e contatos, é onde você irá engajar com seu potencial cliente e se você não está sendo encontrado pelo seu público você está perdendo uma grande parcela de clientes e que certamente está indo para o seu concorrente.

O site da empresa é a base para construir a sua presença online e montar suas ações de marketing digital para sua empresa.

Vamos pensar na seguinte forma:

  • Quando você está interessado em comprar uma camisa, onde você irá procurar?
  • Se você está precisando arrumar algum problema relacionado ao seu carro e na sua cidade não possui um mecânico responsável capaz de arrumar esse problema, onde você irá procurar por esse profissional?
  • Você está querendo comprar ingressos para um show importante e não sabe onde encontrar por eles, onde irá pesquisar?

Se você respondeu SIM para a maioria dos casos, então você conseguiu identificar que ter um site que seja encontrado pelos mecanismos de buscas é importante para sua empresa.

Esse é o nosso próximo assunto: Como ser encontrado na internet?

SEO

 

SEO – Marketing de Busca

O SEO é o principal elemento para uma empresa ser encontrada pelos mecanismos de buscas como GOOGLE, YAHOO, BING entre outros.

Todo site precisa estar otimizado para esses mecanismos de buscas para que seja encontrado pelo seu público alvo.

principais mecanismos de busca na web

É preciso haver um trabalho em cima do seu site em questão de otimização pois muitos sites são apenas um “gasto” para a empresa por não haver nenhum tipo de estratégia envolvida.

É o SEO que é responsável por colocar o seu site nas primeiras posições e fazer atrair visitantes para o seu site transformando em vendas.

SEO é dividido em duas etapas:

SEO Onpage

SEO Offpage

SEO onpage segue uma linha de otimização de alguns aspectos do site como:

  • Otimização das imagens
  • Titulo
  • Descrições
  • Tags H1, H2, H3…
  • Lincagem interna
  • Estrutura do site
  • Planejamento de palavras chave…

Existem vários pontos que devem ser analisado em uma otimização Onpage dentre elas a velocidade de carregamento, hospedagem e muitos outros pontos.

SEO Offpage é tudo aquilo que envolve a parte externa de um site como integração com redes sociais, link building e muito mais.

Layout e Usabilidade

Muitas vezes me deparo com site com conteúdo excelentes e relevantes para o seu público mas vejo um site “pobre” com design ultrapassado, pesado, sem uma boa usabilidade.

Faltam alguns componentes como conteúdo que prendam atenção do seu consumidor, cores escuras e sem vidas, sem nenhum tipo de CTA’s para que seu potencial cliente possa ter um engajamento melhor com essas empresas.

Sempre temos que pensar e imaginar como o nosso público verá nosso conteúdo, nosso valor, nosso produto.

São aspectos importantes para criar um engajamento com seu público e transforma-los em compradores.

Alguns pontos devem ser observados:

  • O layout tem que ajudar a fazer com que o usuário se concentre na mensagem principal da sua empresa;
  • CTA’s (Botões de Ações) devem ser visíveis e atrativos;
  • As fontes devem ser usadas de forma consistentes e legíveis;
  • O site é deve ser clean, sem muitas nuances visuais e plano de fundo cheios de detalhes que tirem a atenção do seu público;
  • O site deve ter uma aparência claramente reconhecível e uma boa sensação deve ser passada ao seu público…

Existem diversos detalhes a serem trabalhados, por isso se deve procurar um especialista para te indicar um melhor caminho.

Marketing de Conteúdo

O seu site já que está se preparando para vender, ele agora deve se preparar para ter um blog de negócios.

O blog de negócios é preparado de maneira estratégica para envolver o seu público com as suas ações de marketing, fazendo com que o seu cliente sinta o interesse em entrar em contato com você.

Todo mundo gosta de um bom conteúdo, e é isso que você irá entregar.

Escrever um bom conteúdo que gere vendas devem ter alguns pontos a serem discutidos como:

Qual problema você irá resolver do seu potencial cliente?

Quais são as dores?

Quais os sonhos?

Quais os medos? Objeções?

Tudo isso deve ser levado em conta antes de criar uma linha editorial, além de um planejamento de palavras chaves buscadas pelo seu público para que você seja encontrado.

Existem muitos pontos a serem discutido em um planejamento para sua empresa para que possa vender através da internet.

Bem… em breve falarei mais sobre o assunto.

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Paulo Victor é Consultor de Negócios e Palestrante em Marketing Digital onde ajuda empresas a aumentarem seus lucros através da Internet. Fundador do site www.paulov.com.br.